O AuditFlow V7 recebeu mais uma importante certificação na área de metrologia legal. Além da aprovação do INMETRO, agora ele tem também a certificação do NMi, órgão certificador que fica em Dordrecht na Holanda. Este certificado segue a diretiva europeia. Measuring Instruments Directive (2004/22/EC) que foi publicada em abril de 2004 e a exigência legal de implementação tem um período de transição de outubro de 2006 a outubro de 2016. A grande novidade desta diretiva é aprovação de modelo com validade automática em todos os países da União Europeia. Antes desta diretiva, a aprovação de modelo era requerida pelo órgão metrológico de cada país da União Europeia.

A certificação é mandatória para um computador de vazão a ser utilizado em sistema de medição de vazão na União Europeia. Além disto, muitos países utilizam este certificado para emitir um certificado local, pois apenas alguns laboratórios ou órgãos no mundo possuem competência para realizar este processo. Mesmo para os países que não adotam o processo de aprovação de modelo para computador de vazão, por exemplo os EUA, o certificado representa uma prova da confiabilidade do equipamento devido à credibilidade que o NMi possui nesta área.

A mudança é muito pequena em relação à versão aprovada pelo INMETRO. O hardware do equipamento é o mesmo. As alterações no software estão relacionadas a parâmetros acrescentados por exigência das normas OIML R117-1, EN12405-1 e Welmec 7.2.

As características principais do AuditFlow V.7 são:

  • Emprego do protocolo Foundation Fieldbus H1 e HSE eliminando-se os conversores A/D e D/A, contribuindo para uma reduzida incerteza do sistema de medição. Além disto, proporciona uma riqueza de informações de diagnóstico que somente este protocolo oferece e que é tão importante em sistemas SCADA, poisas equipes de operação e manutenção são cada vez mais reduzidas.
  • Atende uma variedade de substâncias para compensação em pressão e temperatura: óleo cru, produtos refinados, aplicações especiais (MTBE), óleo lubrificante, GLP, emulsão de óleo cru e água, etanol, gás natural, vapor, vapor úmido, argônio, oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, amônia e outros.
  • Características avançadas para aplicações em teste de poço e medição de apropriação, proporcionando análise do ciclo de vida do poço e os efeitos dos métodos de recuperação utilizados.
  • Atende aplicações na área de exploração e produção, refino e distribuição em sistema SCADA.
  • A ferramenta de software HFCView oferece monitoração, parametrização e gerenciamento de relatórios. Permite análise de alto nível desta grande quantidade de informações, que são armazenadas em banco de dados.

O grande mercado para o AuditFlow é toda a cadeia de produção, refino e distribuição de óleo e gás. Mas o computador de vazão é empregado em qualquer aplicação de transferência de custódia (compra/venda, pagamento de impostos/royalties) de fluidos (estado líquido ou gasoso) em sistemas de medição de vazão.

“Esta certificação é uma prova da qualidade e competência do projeto de hardware e software da Smar”, comenta Sergio Tateishi, Engenheiro de Desenvolvimento Eletrônico, responsável pelo projeto. “O hardware do equipamento foi submetido a rigorosos testes de EMC, temperatura e vibração/choque, enquanto a investigação de software incluiu a análise dos cálculos complexos de compensação em temperatura e pressão dos fluidos medidos, bem como características exigentes em termos de diagnóstico, confiabilidade e rastreabilidade da informação”, completa Sérgio.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de Privacidade. ACEITO!