Aumente a visibilidade de sua planta Profibus com o IR303, indicador Remoto Profibus-PA


Introdução

O IR303 (Indicador Remoto PROFIBUS-PA - 8 Variáveis) trabalha com qualquer mestre classe 1 PROFIBUS-DP, é ideal para aplicações com qualquer dispositivo PROFIBUS-PA. O IR303 permite a fácil integração entre equipamentos que não possuem indicação (display LCD) ou que estejam longe do alcance do usuário e/ou de difícil acesso, desta forma, facilita a monitoração em campo.

Através de 8 variáveis de entrada, via comunicação cíclica com qualquer mestre PROFIBUS-DP, permite que até 8 variáveis cíclicas, de um mesmo equipamento ou de até 8 equipamentos diferentes, possam ser monitoradas e chaveadas no display LCD. Elimina, por exemplo, a necessidade de o usuário ter que ir até ao equipamento, caso queira verificar sua condição em campo ou em um nível superior de um tanque, ou até mesmo, em uma área perigosa. A alimentação e a comunicação em um mesmo equipamento tornam o IR303 um dispositivo compacto, de fácil uso, e com isso requer menos espaço em painéis quando comparados com outras soluções.

O IR303 é parte integrante do SYSTEM302 e pode ser facilmente integrado em outros sistemas suportando PROFIBUS-PA.

Figura 1 – IR303 – Indicador Remoto Profibus-PA

Figura 1 – IR303 – Indicador Remoto Profibus-PA

 

Fácil Instalação

O IR303, através do barramento PROFIBUS-PA, pode ser distribuído no campo. Facilita a monitoração de variáveis em pontos de fácil acesso ao usuário, permite visualizar as variáveis de outros equipamentos em seu display LCD, sem que tenha que se deslocar até o local onde os equipamentos estão instalados, ou até mesmo ir a locais de difícil acesso ou de risco. O IR303 consome somente 12mA.

Figura 2 – Aplicação do IR303

Figura 2 – Aplicação do IR303

 

Blocos Funcionais

O IR303 possui 8 Blocos de Saída Analógica (AO) Profibus-PA.

O uso dos Blocos Funcionais PROFIBUS torna o sistema homogêneo, de tal forma que, dispositivos de entradas e saídas discretas e analógicas convencionias possam estar disponíveis à fácil configuração de estratégias de controle, parecendo como simples dispositvos em um barramento Profibus.

 

Fácil Configuração

O IR303 é totalmente configurado via SYSTEM302 ou qualquer ferramenta de configuração Profibus-PA baseada em EDDL e FDT/DTM.
 

 

Como o Mestre Profibus envia os valores das variáveis ao LCD do IR303

O mestre Profibus lê 8 variáveis da rede Profibus e através dos blocos de Saída Analógica(AOs) envia estes valores ao LCD via parâmetros SP (valor+status).

Figura 3 – O mestre Profibus DP envia através dos SP dos 8 blocos AOs as variáveis ao LCD

Figura 3 – O mestre Profibus DP envia através dos SP dos 8 blocos AOs as variáveis ao LCD

 

Aplicações do IR303

As aplicações para o IR303 são bem diversificadas, pois através de 8 variáveis de entrada, via comunicação cíclica com qualquer mestre PROFIBUS-DP, permite que até 8 variáveis cíclicas, de um mesmo equipamento ou de até 8 equipamentos diferentes, possam ser monitoradas e chaveadas no display LCD. Elimina, por exemplo, a necessidade de o usuário ter que ir até ao equipamento, caso queira verificar sua condição em campo ou em um nível superior de um tanque, ou até mesmo em uma área perigosa. Veja alguns exemplos: Aplicação do IR303 com o TT383 e outros equipamentos disponíveis na rede Profibus Aplicação do IR303 com vários equipamentos conectados na rede PROFIBUS-PA e PROFIBUS- DP. Por exemplo, o IR303 pode ser configurado para receber as temperaturas monitoradas pelo TT303 ou outras informações de diversos equipamentos disponíveis na rede Profibus.

 

Aplicação do IR303 para equipamentos sem display

Por exemplo, o DT303 é um equipamento que não possui display LCD, para o técnico verificar as condições de operação do equipamento ele pode instalar o IR303, facilitando assim a verificação das condições de leitura do equipamento instalado no processo.

Figura 4– Aplicação do IR303 com o IDT303(Transmissor de Densidade por Imersão)

Figura 4 – Aplicação do IR303 com o IDT303(Transmissor de Densidade por Imersão)

 

 

Figura 5 – Aplicação do IR303 com o vários equipamentos em uma rede Profibus

Figura 5 – Aplicação do IR303 com o vários equipamentos em uma rede Profibus


 

Figura 6– Aplicação do IR303, facilitando a visualização de variáveis de equipamentos em locais de dificeis acessos.

Figura 6 – Aplicação do IR303, facilitando a visualização de variáveis de equipamentos em locais de dificeis acessos.

 

Configurando ciclicamente o IR303

Os protocolos PROFIBUS-DP e PROFIBUS-PA possuem mecanismos contra falhas e erros de comunicação entre o equipamento da rede e o mestre. Por exemplo, durante a inicialização do equipamento esses mecanismos são utilizados para verificar esses possíveis erros. Após a energização (power up) do equipamento de campo (escravo) pode-se trocar dados ciclicamente com o mestre classe 1, se a parametrização para o escravo estiver correta. Estas informações são obtidas através dos arquivos GSDs (arquivos fornecidos pelos fabricantes dos equipamentos que contém suas descrições). Através dos comandos abaixo, o mestre executa todo o processo de inicialização com os equipamentos PROFIBUS-PA:

  • •  Get_Cfg: carrega a configuração dos escravos no mestre e verifica a configuração da rede;
  • • Set_Prm: escreve nos parâmetros dos escravos e executa os serviços de parametrização da rede;
  • • Set_Cfg: configura os escravos de acordo com as entradas e saídas;
  • • Get_Cfg: um outro comando, onde o mestre verifica a configuração dos escravos.

Todos estes serviços são baseados nas informações obtidas dos arquivos gsds dos escravos. O arquivo GSD do IR303 mostra os detalhes de revisão do hardware e do software, bus timing do equipamento e informações sobre a troca de dados cíclicos. Para ter acesso a biblioteca completa de GSDs Smar, consulte: http://www.smar.com.br O IR303 possui 08 blocos funcionais de Saídas Analógicas (AO). Possui também o módulo vazio (Empty module) para aplicações onde se quer configurar apenas alguns parâmetros no display LCD, isto é, pode configurar até 8. Deve-se respeitar a seguinte ordem cíclica dos blocos: AO_1, AO_2...AO_7,AO_8. Sendo que o que o mestre escrever no AO_1 vai aparecer no primeiro LCD,

em AO_2, no segundo LCD e assim por diante, até AO_8 no oitavo LCD.

Supondo que se queira trabalhar com 4 parâmetros monitorados no LCD do IR303, configure-os assim: AO_1, AO_2, AO_3, AO_4,EMPTY_MODULE, EMPTY_MODULE, EMPTY_MODULE, EMPTY_MODULE, ou seja, para cada LCD sem função, coloca-se um módulo vazio na configuração cíclica(EMPTY_MODULE).

A maioria dos configuradores PROFIBUS utiliza dois diretórios onde se deve ter os arquivos GSD’s e BITMAP’s dos diversos fabricantes. Os GSD’s e BITMAPS para os equipamentos da Smar podem ser adquiridos via internet no site (https://www.smar.com), no link download.

O exemplo a seguir mostra os passos necessários para integrar o IR303 em um sistema PA. Estes passos são válidos para todos os equipamentos da linha 303 da Smar:

  • • Copie o arquivo gsd do IR303 para o diretório de pesquisa do configurador PROFIBUS, normalmente chamado de GSD;
  • • Copie o arquivo bitmap do IR303 para o diretório de pesquisa do configurador PROFIBUS, normalmente chamado de BMP;
  • • Após escolher o mestre, defina a taxa de comunicação. Não esqueça que os couplers podem ter as seguintes taxas de comunicação: 45.45 kbits/s (Siemens), 93.75 kbits/s (P+F) e 12Mbits/s (P+F, SK3; Smar: HSC303). O link device IM157 pode ter até 12Mbits/s;
  • • Acrescente o IR303 e especifique o seu endereço no barramento;
  • • Escolha a configuração cíclica via parametrização com o arquivo gsd, que depende da aplicação, conforme visto anteriormente. Para cada bloco AO, o IR303 recebe do mestre o valor da variável em float e mais 1 byte de status que traz a informação da qualidade deste valor.
     

Status mostrados no display LCD

O IR303 possui 08 blocos de Saída Analógica (AOs) que recebem via SetPoint (SP) as 8 variáveis+status e serão mostradas no display LCD. Os seguintes status serão mostrados:

  • • UNC (uncertain, quando o status estiver na faixa de 0x40 a 0x7f) e;
  • • BAD (ruim, quando o status estiver na faixa de 0x00 a 0x3f); 
  • • quando o valor está GOOD (Bom, maior igual a 0x80) não é mostrada nenhuma mensagem.
     

Conclusão

Através do IR303, pode-se facilmente monitorar variáveis na rede Profibus em locais de fáceis acessos.

Para maiores detalhes, consulte:  http://www.smar.com/brasil/produtos/view.asp?id=228
 

Referências:

Data de publicação: 2012-09-17 07:24:17